Chegando agora? Use o cupom PRIMEIRA10 e ganhe 10% na sua primeira compra!
Dicas e Cuidados

VASOS E PLANTAS

Nossos vasos de concreto são ideais para cactos, suculentas e plantas de pequeno porte. E para que suas plantinhas tenham uma vida longa e próspera em suas novas casas, preparamos algumas dicas de plantio e manutenção a seguir:

 

PLANTIO

  • Na hora de plantar, coloque uma camada de drenagem que forre o fundo do vaso. Para a maioria dos nossos vasos, uma camada de 1cm já será o suficiente. Pode usar pedriscos, argila expandida ou até mesmo retalhos de isopor (vale usar aquela bandeja que sobrou da compra do supermercado). Essa camada é importante principalmente em vasos sem furo (os chamados cachepots), pois ela evitará que as raízes entrem em contato com a água acumulada no fundo e apodreçam.
  • Em seguida, cubra essa camada com manta de bidim (que pode ser encontrada em lojas especializadas), TNT ou até mesmo jornal. A ideia aqui é fazer um filtro que impeça a terra de escorrer pela camada de drenagem abaixo e também evitar que as raízes cheguem lá.
  • Agora é só preencher o vaso com substrato para mudas ou uma combinação de terra vegetal e areia, lembrando de deixar uma cova no meio para colocar sua planta. (Se usar areia, não use areia de praia pois a salinidade pode prejudicar sua planta).
  • Traga sua planta para a casa nova e preencha com o substrato para deixá-la firme, mas evite pressionar muito pois pode acabar compactando muito a terra, prejudicando o desenvolvimento das raízes.
  • Pra finalizar, regue a terra sem encharcá-la. Para vasos pequenos com suculentas ou cactos, cerca de 3 a 5 colheres é o suficiente nessa primeira rega.
  • Você já deve ter visto vasos com aquelas pedrinhas brancas por cima, certo? Elas ficam bonitas no acabamento, mas não fazem bem à planta. São feitas de mármore picado e, quando molhadas, liberam um pó que vai matando a planta aos poucos. Prefira usar coberturas naturais como casca de pinus, palha de arroz, ou pedriscos de rios.

 

MANUTENÇÃO

Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto e as dicas aqui vão servir para qualquer uma das duas. Caso esteja plantando outra espécie, pesquise quais cuidados específicos você precisará ter.


REGA

O cuidado aqui é para não encharcar a terra e acabar apodrecendo as raízes. Por armazenarem muito líquido internamente, cactos e suculentas aguentam um bom tempo sem água. Para vasos pequenos, uma ou duas colheres de água a cada semana é o suficiente.


ILUMINAÇÃO

Cactos e suculentas adoram raios solares. Coloque-as em local bem ventilado e bem iluminado, podendo até deixá-las ao sol por algumas horas pela manhã ou fim de tarde. Se as folhas da sua suculenta estão em formato fora do comum, ou se suas hastes estão muito alongadas, pode ser falta de sol. Um banho de sol matinal pode resolver o problema.
 
 

Acompanhe nossas dicas também no Instagram!